Pular para o conteúdo principal

OFICINAS DA P.A.C.E.

OFICINAS DA P.A.C.E.

1. Oficina de percussão e banda marcial



A oficina de percussão visa educar as crianças ensinando ritmo, à harmonia e som afro-brasileiro. É conduzida pelo professor Josué Paim, professor e músico com mais de vinte anos de experiência em São Gonçalo e região. 
O Josué tem também a preciosa ajuda do Tony, excellente músico e assistente qualificado.









Além dessa oficina, o Josué e o Tony administram também a de banda marcial, que é apresentada em vários eventos da cidade de São Gonçalo, como por exemplo na festa de São João da ong.





2. Oficina de culinária para crianças

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo e bebida

A oficina de culinária para crianças tem o propósito de aproximar as crianças da cozinha, utilizando diferentes alimentos doados pelo programa Mesa Brasil. Desta maneira elas se responsabilizam porque são estimuladas a prevenir o desperdiço manipulando comida que já tem na ONG e, sobretudo, a usar a própria imaginação na cozinha.

O curso é coordenado por Tia Val, incrível cozinheira e educadora com incalculáveis anos de experiência na área da gastronomia bahiana e afetividade. Ela tem o cuidado de ensinar às crianças a respeitar as regras na cozinha, a usar cautela assim como criatividade na preparação de alimentos.

Ela tem o admirável apóio de Leni, Jucy, Kati e Dani, quatro cozinheiras que se ocupam das atividades relacionadas com a organização da cozinha e à elaboração de pratos deliciosos da tradição bahiana.



3. Oficina de culinária italiana 

A oficina de culinária italiana tem não só o objetivo de ensinar aos participantes as ferramentas básicas da gastronomia do "Bel Paese", mas também de atuar uma troca cultural entre Brasil e Itália. 

É conduzida pelo voluntário italiano Gabriel Natale, viajante e cozinheiro italiano da região Toscana, famosa pela ótima gastronomia e sobretudo pelos prestigiosos azeites de oliva.






3. Oficina de Yoga

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, piscina, sala de estar, quadra de basquetebol, mesa e área interna

A oficina de yoga é também direcionada para adultos e visa oferecer aos participantes, duas vezes por semana, uma hora de meditação, relaxamento corporal e auto-conhecimento do próprio corpoÉ acompanhada por música relaxante indiana e os movimentos propostos têm característica de descansar o corpo e de lhe dar como presente uma sensação extensa de bem-estar.

O curso é conduzido por Lívia Castro, professora experiente de yoga e de artes visuais. Ela aprendeu o yoga com Mestre Elda e elabora aulas descontraídas, onde os alunos se sentem à vontade com o próprio físico e entram em contato com a profunda parte de si mesmos.
Com as aulas, as alunas demonstraram melhoras em problemas de saúde ligados ao psicológico e corporal.





4. Oficina de Capoeira

A oficina de Capoeira visa educar as crianças à fluidez dos movimentos, à lealdade, ao respeito, à defesa e, sobretudo, à paz. 

É conduzida por profissionais literalmente apaixonados pela disciplina, como o Mestre Antônio Ferreira, Roque Gomes, Lúcio, Masinho e Cristiano. Além disso, eles fazem parte do grupo sem fins lucrativos "Essência da Libertação".



A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
5. Oficina de Costura

A oficina de costura tem o propósito de oferecer não só um momento de diversão aos participantes, mas também dar a possibilidade de aprender uma profissão única e que permite de desenvolver muita criatividade e paixão pela criação de produtos originais e artesanais.

As atividades são conduzidas pela professora Rita, profissional com a habilidade da costura que trabalhou muitos anos com confecção de roupas infantis e criou um método de ensino próprio. 

6. Oficina de Artes Visuais

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, sapatos e área interna

Esta oficina foi uma das primeiras a existir na PACE. Ela tem como propósito promover experimentações de técnicas diversas e realizar trocas culturais de aprendizados. Na oficina os projetos buscam estudar artistas locais, nacionais e de outros países, ampliando repertório visual das crianças e adolescentes. 

O professor Thiago Vinicios está há três anos na instituição e está concluindo o curso de Artes Visuais (Claretiano). Seu trabalho é bastante dinâmico, misturando temáticas contemporâneas com tradição oral. 

Sempre no final de cada ano, a oficina realiza uma mostra de artes com toda a produção dos alunos como pinturas, desenhos, esculturas etc..

7. Break Dance

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e sapatos

Esta oficina existe há três anos na ONG, e tem atraído crianças e jovens de diferentes idades que passaram a frequentar as aulas em busca de preparo físico e diversão com aulas de dança. A oficina promove a mistura de atividade física, ludicidade  e conhecimento, através da música dos movimentos e da cultura hip hop.

Estephan é um professor experiente na área, participa de campeonatos nacionais em vários estados brasileiros conquistando prêmios em batalhas de break dance individuais e em grupo.








8. Idioma Italiano

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

A oficina de idioma italiano visa aproximar os participantes das regras básicas da pronúncia, escrita, leitura e, sobretudo, da cultura deste lindo país. As aulas são caracterizadas por vários momentos lúdicos onde os alunos aprendem enquanto se divertem. 

A professora Gloria que conduz esta oficina é um outra voluntária do projeto do "Serviço Civil". Estudou Língua Portuguesa e Didática Lúdica na Universidade de Veneza, adora trabalhar com estrangeiros e aproximá-los da cultura e da comida italiana.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PACE 2022

]

Apresentação

Missão : A PACE tem como propósito promover uma educação humanizada através da arte, da cultura e do respeito ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de pessoas de baixa renda e vulnerabilidade social. HISTÓRIA: A ONG Pé de Arte Cultura e Educação (PACE) foi fundada em 2006 por professores, artistas e arte-educadores que juntos desejavam criar projetos gratuitos para comunidade voltados à arte, cultura, preservação do patrimônio material e imaterial, educação ambiental e humanizada. Essa vontade surgiu pela ausência de uma instituição que desenvolvesse de forma contínua e sólida trabalhos desta natureza e que pudesse incluir pessoas de baixa renda e que não tinham acesso a atividades educativas e culturais. Atualmente atende em média diretamente 150 pessoas, de crianças a idosos, e indiretamente com suas ações e atividades culturais mais de três mil pessoas. Participam hoje um total de doze professores, uma gestora/coordenadora, uma merendeira, três moni...
 VOLUNTARIADO E DOAÇÕES A PACE está aberta a receber voluntários de segunda a sexta, das 8 às 19h. Para realizar doações para instituição: Deposite a sua doação na conta corrente da ONG: Pé de Arte, Cultura e Educação Caixa Econômica Federal Agência  0074  Conta  03 000104-8 PIX (CNPJ) 08570758000177