Pular para o conteúdo principal

Agroecologia Familiar na PACE em 2021: meio de driblar os efeitos da pandemia






 PROJETO AGROECOLÓGICO DA PACE

 Estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia no Brasil e na Bahia. Estamos isolados a mais de um ano, sofrendo com as perdas humanas, com aumento dos preços dos alimentos, dificuldades financeiras, muita gente está convivendo com crises de ansiedade e depressão. O corona vírus e a lentidão do seu combate no Brasil tem acentuado a desigualdade social, causando entre outros problemas, a insegurança alimentar de famílias mais pobres. 

Refletindo sobre estes problemas, a PACE está buscando amenizar estas adversidades junto ao público que atende. Desta forma, fez parceria com a Empresa Herbal, do arquiteto e educador ambiental Heber Simei, para ajudar a criar soluções que garantam entre outros benefícios, a segurança alimentar das famílias.

O primeira etapa será destinada a construção da infraestrutura de um sistema interligado entre tanque de peixes-horta-galinheiro-minhocário. Este sitema irá garantir o uso de água consciente e de forma equilibrada (com apenas perda de evaporação natural), alimentos orgânicos e criação de animais para consumo ou comercialização.

Para essa etapa, já demos o primeiro passo: a construção de um galinheiro, do sistema de irrigação por gotejamento e aspersão. Também foram adquiridos vinte e cindo pintinhos no dia quinze de março,  todos galinhas de postura, que irão ajudar a equilibrar o ciclo.

Neste mês de abril, iniciaremos atividades no local com uma escala de pessoas que irão realizar diferentes tarefas: construção do mihocário, composteira, canteiros de hortas, sementeiras, manejo das galinhas, rega e produção de mudas de plantas, entre outras. 

Todas as etapas serão registradas e transformadas em vídeos educativos-didáticos para que outras pessoas possam replicar esta ideia em seus quintais. 

Através destas ações, conseguiremos realizar atividades presenciais na PACE, manter distanciamento, segurança e cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus, ajudando a diminuir problemas emocionais, escassez de alimentos, promovendo educação, cidadania e solidariedade. 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  RELATÓRIO PACE 2020 O que relatar sobre 2020? Creio que todas as instituições do mundo se fizeram a mesma pergunta. Ano que entrou para história, temos muito a lamentar as vidas humanas perdidas e muitas outras também salvas pelo esforço coletivo e pela solidariedade de muita gente. Dentre as instituições mais afetadas estão as ONGs (Organização Não Governamentais). O e studo Impacto da Covid-19 nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) do Brasil : da resposta imediata a resiliência feito pelas e mpresas Mobiliza e Reos Partiner mostrou as dificuldades financeiras e do funcionamento das ONGs no Brasil no primeiro semestre de 2020. Das 1.760 entrevistas feitas aos representantes da ONGs, mais de 87% das ONGs tiveram suas atividades afetadas, 44% delas se adaptaram para atividades remotas e 73 % afirmam que a pandemia as enfraqueceu. A PACE também se encaixa nesta perspectiva, passamos por dificuldade por não ter aprovado nenhum financiamento para 2020, mas tínhamos um saldo do ...

Relatório E BALANÇO PATRIMONIAL da PACE 2021

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PACE 2022

]